Decorando com pneus reciclados

Na natureza, o passivo ambiental de um pneu é caro. O produto pode demorar muito para se decompor naturalmente. As estimativas chegam a 600 anos até ele virar pó. Além disso, quando queimado ao ar livre, o pneu solta uma fedorenta fumaça negra, que obviamente é poluente. No leito dos rios, eles atrapalham o fluxo natural das águas. E jogar pneu fora, em qualquer lugar, depois de recauchutá-lo várias vezes, parece ser uma prática indiscriminada. Apesar de não haver um dado oficial ou sistematicamente pesquisado, as estimativas são de 30 milhões de pneus jogados por ano.

A reciclagem se apresenta como uma das formas de mudar a decoração e permite ainda que os moradores façam economia de dinheiro. Ao reaproveitar materiais recicláveis, é possível fazer mudanças criativas e de bom gosto dentro de casa, além de favorecer a criação de um visual personalizado para cada ambiente.

O pneu usado, sendo ele de moto, carro ou bicicleta, pode ajudar a compor uma decoração sustentável e moderna. Este objeto que serve para o transporte costuma ficar abandonado no quintal servindo de habitat para mosquitos da dengue, mas através da reciclagem ele pode adquirir uma nova finalidade.

Existem muitas formas de usar pneus velhos na decoração, mas antes de trabalhar com técnicas artesanais, é importante lavar as peças e remover todos os resíduos. Independente se o pneu apresenta muito desgaste, ele contará com uma nova função na estética da casa.

Pneus pintados usados na parede e como suporte da bicicleta

O pneu é uma estrutura resistente, prática e capaz de oferecer sustentação, por isso ele costuma ser usado na montagem de móveis. A primeira possibilidade de se trabalhar com o material é a confecção de pufes, que recebem estofamento com tecidos para se converterem em acomodações confortáveis e charmosas.

Os banquinhos confeccionados com pneus também fazem sucesso, procurando valorizar a estética do material reaproveitado. Caso a intenção seja fazer um banco para jardim, o assento pode ser revestido com tecido verniz. A estrutura de cada banquinho é formada por dois ou três pneus médios e também pode ser estofado com lona.

Pneus revestidos por tecidos dão vida as pufes lindos

Pufes de pneus com várias estampas e tipo de acabamento

Nesse ambiente além de usar os pneus no conjuntos, também foi usado como suporte das samambaias

Pneus reciclados usados em um lavatório, criando banquinhos e uma cadeira

Um pneu permite construir um recurso de iluminação diferente, no qual a estética do material é aproveitada e combinada a uma luz artificial. O efeito da luminária pendente deixará a decoração moderna e cheia de estilo.

Dois exemplos de luminárias feitas de pneus

Depois de pintar os pneus com várias cores diferentes e vibrantes, é possível usá-los como vasos para o cultivo de plantas. O efeito pode ser pendente ou não, mas a combinação com a proposta de paisagismo fica maravilhosa.

Canteiro criado com pneus pintados com cores vibrantes

Vários tipo de floreiras

Canteiro feito de pneus reciclados

E claro que o pneu também pode se tornar um cantinho especial para os nossos animaizinhos de estimação.

Camas de cachorros feita de pneus

 

E não se esqueçam de conferir os novo produtos em nosso site.

Adesivo de Parede Pinguins Arte