Pintando e bordando

Por Ana Paula Marques

Além de elementos gráficos e importantes fatores decorativos, as cores, segundo a corrente de pensamento chinesa Feng Shui, podem determinar a vibração de um cômodo, ou, ainda, a sua energia. É por isso que o Mudo Minha Casa, para ajudar você a criar um ambiente ideal para as suas necessidades, explica o que cada cor representa.

  • PRETO: O preto transmite a ideia de mistério, sobriedade, fantasia. É uma cor que remete à introspecção, à autoanálise e, ainda, induz à sensação de elegância. Além do significado de dignidade, o preto está, também, associado ao poder.
  • CINZA: Equilíbrio, sucesso, qualidade e estabilidade. É o que transmite a cor cinza. Ela simboliza, ainda, elegância, humildade, respeito, reverência e sutileza, além de estar associada à organização.
  • CINZA CLARO: Se pensou em dignidade, autocontrole, sabedoria, responsabilidade, organização, ou, ainda, instrospecção, pensou em cinza claro. Essa cor estimula a auto-observação dos próprios pensamentos, desejos e sensações conscientes.
  • MARROM: Cor da terra, relacionada a solidez, segurança, calma, natureza e às coisas rústicas. O marrom está associado à maturidade, constância, disciplina, estabilidade, consciência e responsabilidade.
  • VIOLETA: Quem procura realização espiritual deve recorrer ao violeta. A cor do bom senso simboliza espiritualidade, criatividade e sabedoria. É também a cor que remete à realeza. Por estar associada à inspiração espiritual, promove a purificação mental e emocional, o que aumenta a intuição. É muito eficaz no combate à insônia.
  • LILÁS: Sensualidade, beleza, romance. Tudo isso representado no lilás. O tom róseo está ligado ao feminino, e remete ao que é amoroso, carinhoso, terno e suave. A cor remete, ainda, à fragilidade e delicadeza, além da compaixão.
  • MAGENTA: Cor dialógica. Ao mesmo tempo em que remete ao amor espiritual ou incondicional, através das sensações de proteção e nutrição, calor e suavidade, o magenta simboliza luxúria, sensualidade e desejo. Remete, também, à feminilidade e à sofisticação.
  • VERMELHO TOMATE e VERMELHO: Quente e estimulante, são as cores da paixão e do sentimento. Significam conquista, desejo, liderança e força de vontade. Também são símbolos de agressividade e poder. Estimulam os movimentos, ajudam a combater o estresse e a falta de energia.
  • BORDEAUX: A cor bordeaux está associada a maturidade, constância, disciplina, estabilidade, consciência, responsabilidade. A cor está relacionada a terra, solidez, segurança, calma, natureza e a algo rústico.
  • BRANCO: O branco está associado à paz, pureza, verdade, sinceridade, inocência e calma. É uma cor que transmite o conceito de limpeza, além de remeter à sinceridade. Repele energias negativas e promove o equilíbrio interior.
  • AZUL ESCURO: O azul escuro é considerada uma cor romântica, talvez porque lembre a cor do mar. É uma cor fria, porém, mais pura e profunda. Representa a consciência superior e as profundezas da alma. Simboliza a fidelidade, sendo indicado para concentração melhor na voz e percepção interiores.
  • AZUL: O azul traz em seu significado a tranquilidade, a lealdade e a confiança. É uma cor que produz o efeito de afetuosidade, ternura, paz e segurança. Representa a verdade, o trabalho e a prosperidade.
  • AZUL CLARO: O azul claro significa tranquilidade, compreensão e frescor. O azul é uma cor que transmite calma e segurança, traz clareza mental e saúde emocional.
  • VERDE ESCURO: O verde-escuro está associado ao masculino, lembra grandeza, como um oceano. É uma cor  que simboliza tudo o que é viril. Fertilidade, juventude, desenvolvimento, riqueza são suas qualidades.
  • VERDE: O verde é a mais harmoniosa das cores. A cor significa juventude, vigor, energia, além de representar a energia da mãe natureza, perseverança, esperança e satisfação. Simboliza, ainda, o crescimento, desenvolvimento e saúde.
  • VERDE CLARO: Assim como o verde, representa o crescimento, desenvolvimento e saúde. Além disso, O verde claro significa contentamento, proteção e calma.
  • AMARELO: O amarelo traz energia, otimismo, criatividade. É uma cor que desperta e traz esperança, transmite calor. Representa a luz do sol, simboliza a vida, a alegria, a força, o poder e o vigor da mente. Seu uso melhora a concentração e a facilidade de comunicação.
  • AMARELO OURO: Essa cor traz consigo a esperança e o sentimento de que tudo correrá bem. Ela tem uma atmosfera de resplendor, brilho, jovialidade e alegria. O amarelo ouro é compreensivo e inspirador. Ele refulge, ilumina e, em sua vibração mais positiva, essa cor corresponde ao conhecimento e à sabedoria.
  • LARANJA: A cor laranja é uma cor ativa, quente, que significa espontaneidade, movimento, tolerância e prosperidade. Cor relacionada à energia, criatividade, equilíbrio, entusiasmo e ludismo. É a cor das pessoas que crêem que tudo é possível.

Agora que você já sabe o que as cores podem representar, pode usar e abusar dos mais diferentes tons para personalizar a sua casa e o seu ambiente de trabalho com os nossos adesivos decorativos!

Anúncios