Como decorar quando o espaço é limitado?

Por Ana Paula Marques

A maioria das revistas e sites especializados em decoração sempre nos dá ideias de encher os olhos. Mas, quando sua casa não é uma mansão cinematográfica, como na maioria dos exemplos citados nas publicações, o jeito é adaptar as propostas ao espaço disponível. Se você, como a maioria dos brasileiros, vive em um apartamento ou casa com espaço limitado, e, mesmo assim quer um lar bem decorado, o Mudo Minha Casa traz algumas sugestões que podem te ajudar a personalizar o seu espaço.

Vamos começar pela sala de estar. Antes de tudo, fuja de mesas de centro. Elas diminuem a área de circulação e ainda aumentam o risco de acidentes. Dê preferência, também, para sofás em formato de L e vazados. Eles aproveitam melhor o espaço. Caso você conjugue esse cômodo com a sala de jantar, por exemplo, use um tampo de vidro sobre a mesa. Assim, você não bloqueia a visão do ambiente e cria uma maior sensação de espaço. A conjugação desses dois cômodos, aliás, é muito indicada, pois aumenta a praticidade e o espaço utilizável.

Evite rebaixar o teto com gesso ou semelhantes e pinte o rodapé da mesma cor que as paredes. Assim, dá a impressão de que o pé direito é mais alto. Falando em paredes, as cores claras são as mais indicadas, pois podem passar a impressão de que o ambiente é maior do que realmente é. Caso você prefira cores mais escuras, tente casar o tom da parede com as texturas dos móveis. Um bom contraste pode deixar o cômodo bem aconchegante.

Se você optar pela mistura, pinte apenas uma das paredes com um tom mais escuro. Para complementar a decoração, o ideal é caprichar nos adesivos. Eles são uma ótima opção para quem quer personalizar o ambiente, e valorizam o espaço por dispensarem a necessidade de moldura.

A próxima sugestão pode ser aplicada em todos os cômodos da casa. Estantes e móveis vazados. Eles impedem o bloqueio da visão e, com isso, aumentam a luminosidade e a sensação de espaço. Em salas de televisão ou quartos, estantes vazadas podem funcionar, ainda, como suporte para televisão ou bancada de trabalho.

Ainda nos quartos, aqui vai uma dica valiosa! Troque a cama de madeira ou compensado por uma cama box. Existem diversos modelos a ótimos preços no mercado. Além de possuírem um design mais moderno, elas dispensam o uso de cabeceiras. Para complementar a decoração, você pode colar adesivos no topo da cama, dando um toque pessoal e economizando em espaço.

O chão não pode ficar de fora. Pisos de tábua de madeira dão a impressão de alongamento se colocados no sentido do comprimento. Já no banheiro e na cozinha, o ideal é usar revestimento de pastilhas, que passam a sensação de ambientes maiores. Outro truque que pode funcionar é colocar espelhos nas paredes e atrás de portas. Eles causam a ilusão de duplicação do espaço.

Tome cuidado com as cortinas! Se forem muito volumosas, elas podem, além de quebrar a harmonia do ambiente, diminuir a sensação de amplitude no cômodo. Além disso, evite encher os móveis planos com bibelôs. Além de nada práticos, eles passam a impressão de que a casa está muito cheia, e, consequentemente, que o espaço é pequeno. Uma boa alternativa para personalizar o ambiente e caprichar no efeito visual é colar adesivos decorativos nos móveis. O Mudo Minha Casa tem opções de vários tamanhos para você colorir seu lar, em todos os ambientes.

Anúncios