O piso certo para cada família

Por Ana Paula Marques

Você já deve ter ouvido por aí que os olhos são a janela da alma. O mesmo pode se aplicar ao piso da casa de uma pessoa. Cada tipo ou estilo de piso pode refletir a personalidade do morador, o que pode influenciar, e muito, na hora de reformar ou construir. Os revestimentos podem ser adaptados de acordo com a necessidade de cada proprietário.

Solteiro: Pisos práticos e funcionais. O solteiro nem sempre tem tempo para limpar a casa com frequência. O ideal é optar por revestimentos de fácil limpeza, como cerâmica, que oferece opções como porcelanato e esmaltado. Se o espaço for pequeno, uma dica é usar cores claras no piso, para passar a sensação de amplitude. Mais dicas para casas pequenas aqui.

Casal: A regra é basicamente a mesma que a dos solteiros. Funcionalidade e praticidade. Afinal de contas, o casal moderno é trabalhador e passa pouco tempo em casa. Homens e mulheres investem cada vez mais nas carreiras, o que pede um piso agradável e de fácil limpeza. Mais uma vez a cerâmica é a melhor saída. A madeira, porém, surge como uma opção. Apesar de demandar maior manutenção, o piso de madeira é esteticamente bonito e ideal para quartos e salas.

Casal com filhos: Correria, brinquedos espalhados, líquidos derramados. São termos que fazem parte do dia a dia das casas com crianças. Para esse perfil, o ideal é usar e abusar de pisos de fácil limpeza e resistentes. Pedras como mármores e granitos são ótimas alternativas.

Casa cheia: Famílias grandes são sinônimos de casas cheias, sobretudo nos fins de semana. Avós, filhos, netos e agregados reunidos sob o mesmo teto, grande circulação de pessoas. Se o cenário lhe é familiar, não precisa se preocupar. Use pedras e cerâmicas, pois tendem a ter alta durabilidade e são de fácil limpeza.

Bichos de estimação: As casas de hoje em dia tem quintais cada vez menores. Se é apartamento, então, pior ainda! É por isso que não é raro encontrar casas em que os animais de estimação da família circulam pelos cômodos sem serem incomodados. Nesse caso, evite pisos de madeira, pois, expõem arranhões e são menos duráveis, sobretudo em casos de limpeza intensa. Use revestimentos escuros, de preferência pedras. As mesmas regras se aplicam a áreas externas.

Se você tem alguma dúvida ou gostaria de ler sobre algum tema em específico aqui no blog Mudo Minha Casa, deixe um comentário. Nossa equipe está preparada para ouvir você.

Anúncios