Preservando o meio-ambiente e redecorando a casa

Por Ana Paula Marques

O século XXI trouxe, além da alta complexidade tecnológica, uma onda crescente de preocupação com o meio-ambiente. As grandes indústrias estão instalando filtros para diminuir a emissão de gases poluidores, os carros estão sendo convertidos para combustível renovável ou energia elétrica e as bicicletas nunca foram tão populares.

A onda verde chegou, finalmente, às casas e apartamentos. Processos simples, como a reciclagem de resíduos, e complexos, como a construção com materiais que não agridem o meio ambiente, já estão sendo propagados. E a tendência já chegou à decoração. O reaproveitamento de materiais, além de colaborar na preservação ambiental, também dá um toque moderno e personalizado a qualquer espaço.

Um segmento que vem ganhando cada vez mais força no que diz respeito à decoração é o da madeira de demolição. O material, fruto, geralmente, de restos de obras, ganha vida nova com aplicação de verniz e parafusos, e pode ser aplicado em móveis, como mesas e cadeiras, ou, até mesmo, como piso ou revestimento de paredes.

E não é só a madeira previamente trabalhada, como a de demolição, que pode ser utilizada. Madeira bruta também é uma ótima opção. Árvores que são arrastadas pela chuva ou derrubadas por raios podem ser transformadas em belos banquinhos para a área externa. Se o tronco for grande o suficiente, pode ser convertido em uma mesa. Após a aplicação de verniz e a colocação de um tampo de vidro, você terá um móvel exclusivo, talhado pela própria mãe-natureza.

As frutas também podem ser utilizadas no processo de decoração. Que tal usar fibras de coco para produzir um cesto ou uma bandeja de papel machè e vime? O processo de produção, totalmente artesanal, ainda pode ser a ocasião perfeita para reunir a família. Aproveite o período de férias escolares e conte com a ajuda das crianças para redecorar a casa.

Para completar o processo de decoração ecologicamente correta, use e abuse dos adesivos decorativos do Mudo Minha Casa. Eles podem complementar a atmosfera rústica acionada pelo uso da madeira e dar um toque de charme especial no cenário, como no exemplo abaixo.

Anúncios