Decorando o ambiente menos popular da casa: o banheiro

Por Ana Paula Marques

Um pequeno vaso de flores e um cesto de revistas. Muitas vezes é nisso que se resume a decoração da grande maioria dos banheiros. Para sair da mesmice e dar um toque de personalidade e sofisticação a um dos ambientes menos privilegiados da casa, o Mudo Minha Casa traz dicas e sugestões de decoração para banheiro.

A janela alta e de vidro claro, combinada às pastilhas de vidro que compõem o box, aumenta a luminosidade do ambiente e permite uma sensação de amplitude de espaço. A bancada com rodinhas para guardar rolos de papel higiênico e toalhas dá um toque descolado ao banheiro, além de ser prática para ambientes de espaço limitado.

O banheiro estreito pode se valer de truques valiosos para passar a impressão de ser maior. O espelho grande e a bancada de vidro sem armário por baixo são ferramentas importantes para criar a ilusão de amplitude. As pastilhas azuis e brancas no box dão um toque diferenciado ao ambiente e emanam personalidade.

Aqui vai um caso que mostra que banheiros podem ser ambientes divertidos. O box de vidro foi substituído por uma cortina colorida, que faz par com o tapete. Adesivos decorativos de chinelos no topo da parede e nos acessórios transmitem jovialidade. O branco do ambiente ajuda a fazer um constraste entre as cores.

Mais um caso em que os adesivos decorativos foram ferramentas de personalização do espaço. Nesse banheiro, nada de disputas na parte da manhã para uso da pia ou espelho. O casal optou por utilizar o branco apenas nos acessórios. A parede ganhou um tom pastel e o teto ganhou o verde que serve de guia para os detalhes da decoração.

Para o banheiro das crianças, um tema infantil que nunca sai de moda. As estrelas da Disney, Mickey e Minnie, aparecem em detalhes como o adesivo decorativo e as toalhas. O vermelho dos tapetes ajuda a quebrar a sobriedade do preto e branco das paredes. O espelho ganhou uma estrutura metálica que remete ao rato mais famoso da história.

Apresentamos agora uma tendência mundial na decoração de banheiros: as persianas. O ideal para possibilitar o uso desse tipo de cortina é trocar os basculantes, famosos nas décadas passadas, por janelas. No exemplo abaixo, o grande trunfo do ambiente é a cor, combinada em diferentes tons no espaço.

Agora que você já sabe as dicas e tendências, pode deixar o seu banheiro lindo!

Anúncios