Dia V!

Por Camila Rodrigues.

Foi estipulado, no governo de José Sarney, que 28 de agosto seria uma data de solidariedade e cidadania nacional. Trata-se do Dia Nacional do Voluntário. Segundo definição das Nações Unidas, “o Voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campo.”.


A comemoração da data é mais do que justa! No Brasil, é cada vez maior o número pessoas e empresas que se dedicam a atividades solidárias e que reconhecem a importância deste tipo de contribuição para a sociedade. Pesquisas recentes afirmam que 1 em cada 5 adultos dedicam parte do seu tempo para ajudar pessoas em dificuldades, resolver problemas, melhorar a qualidade de vida da comunidade. Já é algo que faz parte da cultura nacional.

Para quem se interessa pelo voluntariado e gostaria de iniciar algum tipo de atividade de generosidade social, basta ter iniciativa e um pouco de tempo livre. Ser voluntário não está relacionado apenas à doações de dinheiro ou alimentos, mas também à relação de pessoa para pessoa. É uma grande oportunidade de se fazer amigos e conhecer outras realidades. Nesta via de mão dupla, o voluntário doa sua energia e criatividade, mas ganha em troca contato humano, oportunidade de aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil. Nem sempre a carência de uma pessoa está relacionada à algo material, mas sim à calor humano ou palavras de esperança.

O Mudo Minha Casa tem o orgulho de ter em sua equipe o Diretor de Negócios do Instituto de Desenvolvimento Sócio-cultural e Cidadania (IDESC), Marco Antônio Fabrini. A instituição funciona exclusivamente a partir do trabalho de voluntários. Para conhecer melhor o projeto ou tornar-se voluntário, acesse o site: http://www.idesc.org.br/ .

Outra sugestão de projeto de sucesso e que ajuda muitas pessoas é o “Doe palavras”, do Instituto Mário Penna. A intenção é que internautas mandem palavras de apoio para pacientes que sofrem de câncer. As mensagens são exibidas em televisões localizadas no próprio hospital. Trata-se de um gesto simples, mas que pode levar esperança para muita gente. Conheça mais pelo site: http://www.doepalavras.com.br .

Ajudar pode ser muito fácil! Por isso, dedique uma parte daquele tempo que você ficaria na internet ou vendo TV para ajudar alguém neste 28 de agosto!

Anúncios