Ho Ho Ho, o Natal chegou!

Por Ana Paula Marques

Passado o feriado de 12 de outubro, a próxima data comemorativa que sacode os ânimos de grande parte da população mostra sinais de sua aproximação. O Natal, sobretudo nos países de maioria católica, como no caso do Brasil, começa muito antes do dia 25 de dezembro. Nos grandes centros urbanos já é possível encontrar lojas decoradas com árvores e papais noéis e fachadas enfeitadas com luzes coloridas.

Para receber o espírito natalino de braços abertos, nada melhor que uma casa bem decorada. Afinal de contas, não importa se você vai ou não receber o Papai Noel em sua casa. Tenha certeza de que, pelo menos, alguns parentes aparecerão para celebrar o feriado. É por isso que o Mudo Minha Casa vai apresentar dicas para deixar seus convidados fascinados com sua decoração de natal!

Você sabe que o Natal chegou quando entra em um recinto e encontra uma árvore. Colorida ou monocromática, ela é um dos principais símbolos da data, e costuma ser montada no princípio de novembro para só sair de cena em janeiro. Isso significa que você vai ganhar um novo elemento decorativo por quase três meses em sua casa e precisa pensar bem nas cores e acessórios que vai utilizar.

Se sua casa é pequena, não adianta insistir. Uma árvore grande vai poluir o ambiente e passar aos moradores uma sensação de sufocamento. Escolha um modelo menor, com menos volume, e capriche nos outros elementos da decoração, para compor um conjunto agradável. Uma dica valiosa para valorizar a árvore, independente do tamanho, é tirá-la do nível do chão. Que tal colocá-la sobre um banco ou degrau? Assim, ela fica valorizada e vai se destacar no ambiente. Mudar a árvore de cômodo também pode dar um toque especial ao natal deste ano. Se você sempre a deixou na sala de estar, tente levá-la para a sala de jantar ou hall de entrada da casa. Para finalizar, embrulhe algumas caixas de sapato de tamanhos variados com papel colorido e laços de cetim, simulando caixas de presente.

Iluminação

É impossível pensar no Natal e não pensar em luzes coloridas, os famosos pisca-piscas. Alegres e icônicas, as luzinhas pululam cidades inteiras e viram, inclusive, tema de concursos decorativos nas grandes cidades. Se você pensava que não dá para variar nesse quesito, então é melhor pensar duas vezes. As cores e a frequência da variação entre os tons podem tirar toda a harmonia de sua decoração. Em certos casos, o ideal é utilizar iluminação monocromática, ou seja, em apenas uma cor, para não causar atrito entre os demais elementos decorativos.

Uma dica valiosa: use as lâmpadas de led, também conhecidas como lâmpadas de arroz. O preço não difere muito das opções tradicionais (100 lâmpadas custam cerca de R$ 10) e as diferenças estéticas e práticas são imensas! Elas são muito mais resistentes a efeitos climáticos (ideais para quem gosta de enfeitar o exterior da casa) e demoram muito mais a queimar. Além disso, as cores ficam mais nítidas e bonitas.

Fique ligado no blog do Mudo Minha Casa para mais dicas de decoração natalina! Queremos ajudar você a ter um Natal ainda mais feliz!

Anúncios