Cinema em casa

Por Ana Paula Marques

Com o aumento de variedade de televisões disponíveis no mercado, a queda nos preços de telões e projetores, e a crescente paixão do brasileiro por filmes, os home theater nunca foram tão populares. O Mudo Minha Casa traz dicas para ajudar você a criar o ambiente para curtir cinema com sua família e amigos no conforto do seu lar. Para acessar os adesivos dos exemplos abaixo na loja virtual, basta clicar na imagem.

Para começar, a escolha da tela. Se o ambiente que você planeja transformar em home theater é mais escuro, opte por uma televisão de plasma. Suas cores são mais vibrantes e seus ângulos permitem que as pessoas assistam à TV de qualquer canto do cômodo.

Os modelos mais leves do mercado e mais indicados para ambientes espaçosos são os de LCD. A definição da imagem nesse tipo de TV a torna ideal para cômodos com muita luminosidade.

Na hora de assistir a um filme ou jogar videogame, no entanto, a indicação é uma só: telas de LED. A nova tecnologia é a mais econômica e a que fornece melhor definição, além de ser a única 100% digital. Além disso, é antirreflexo e mais fina.

A TV foi escolhida, o ambiente definido. Agora só resta saber onde colocar os assentos. É preciso fazer um breve cálculo para descobrir qual a distância ideal entre o sofá e o televisor. Pegue a medida da televisão em polegadas e multiplique por 2,54 para ter o tamanho da TV em centímetros (por exemplo: 32 polegadas X 2,54 = 81,3 cm). Para descobrir a distância ideal, é preciso multiplicar o tamanho obtido por 3 (conforme o exemplo acima, 81,3 cm X 3 = 243 cm, ou, 2,43 metros).

Além de imagem, o cinema é feito de som. Por isso, é essencial que o espaço definido tenha boa acústica. O posicionamento dos móveis também pode afetar na qualidade sonora. Indica-se, também, que todos os fios do equipamento sejam embutidos ou, pelo menos, escondidos.

A iluminação é parte essencial da sala de cinema em casa. É preciso investir em luzes indiretas para que não haja reflexo na televisão.

Para finalizar, capriche na decoração e nos acessórios. Nada melhor que assistir a um filme em uma sala aconchegante? Espalhe almofadas pelos assentos e, se possível, coloque um frigobar no ambiente. Assim, você não precisará sair do ambiente nem para pegar um refrigerante gelado. Agora só falta estourar a pipoca e chamar os amigos!

Anúncios