Textura no concreto

Por Ana Paula Marques

Houve um tempo em que o concreto acionava, quase que instantaneamente, em nossas mentes a cor cinza. Feito de cimento, areia, brita, a massa-base para construção quase nunca era levada em consideração como possível elemento decorativo. Até que os designers Frederik Molenschot e Susanne Happle criaram o concreto texturado. Todas as imagens abaixo foram retiradas do site Dornob.

Desenvolvido, originalmente, para uso em ambientes úmidos, como banheiro ou espaços externos e descobertos, a ideia é criar imagens no concreto a partir da água. Ao molhar o piso (ou qualquer peça na qual o material tenha sido aplicado), o calor provoca a condensação (evaporação) da água. Em alguns pontos, no entanto, é aplicado um material para retardar o processo. É assim que se formam as imagens, que variam de acordo com o gosto do cliente.

O efeito final pode ser, por exemplo, um mosaico que vai se esvaindo a partir da secagem da superfície.

Vale lembrar, no entanto, que a inovação ainda não está disponível em solo brasileiro. Enquanto isso, que tal botar a criatividade para funcionar e criar sua própria decoração interativa? Adesivos de parede são uma ótima sugestão!

Anúncios