O Conceito “High-Low” na Decoração

Por Natália Lazarini

Conheça o segredo de misturar o luxo e o comum para produzir ambientes únicos e cheios de personalidade.

Misturar peças sofisticadas com outras mais simples e baratas é o que se chama de high-low. O conceito, inaugurado pelos fashionistas nos anos 90 e que conquistou antenados e celebridades por todo o mundo, agora ultrapassa os limites da moda e invade o mundo da decoração.

Peças ‘high’ são aquelas com alto valor agregado, como produtos de design assinados e obras de arte. São peças que por si só conferem ao ambiente uma assinatura diferenciada. Pode ser, por exemplo, uma poltrona de design exclusivo, um pendente superbacana ou um sofá diferenciado.

Já as peças ‘low’ fazem um contraponto a esse aspecto sofisticado. As peças ‘low’ são básicas, aquelas que complementam o espaço e não necessariamente são as mais bacanas da casa. As peças ‘low’ podem ser garimpadas em antiquários, ferros-velhos, supermercados, ou seja, são exatamente aqueles objetos que não damos valor quando estão isolados, mas que em conjunto com outros móveis podem dar charme e personalidade ao ambiente, criando um clima irreverente.

Criar um conjunto harmônico entre os dois estilos é exatamente o segredo do “high-low”, que parte do princípio de que peças de design podem perfeitamente dialogar com outras mais simples. Uma peça de desenho reto pode conviver com outra de design fantástico. Uma mesa lateral pode combinar tanto com um adorno de valor financeiro ou com um adorno de valor afetivo. Ladeando uma cama, podemos ter um criado mudo básico e uma mesa de família superantiga.

Ou seja, os elementos ‘high’ e ‘low’ podem ser combinados em qualquer situação, desde que haja um acompanhamento profissional, já que um erro pode acabar com o ambiente como um todo. É interessante tentar achar um vínculo entre os objetos ou móveis ‘high’ e ‘low’. O material ou cor pode ser um ponto de partida para encontrar esse ponto. Mas tudo depende da composição geral e da personalização das peças ‘low’ já que elas, por si só, não têm muito valor.

As peças low podem ser exemplificadas pelos nichos feitos de granito cinza andorinha, um dos mais barato que existem, que ficaram perfeitamente harmônicos com uma poltrona moderna e original.

Gostou do conceito “High-Low” na decoração? Então abuse da sua criatividade e bom gosto para decorar a sua casa, reforçando a decoração com o projeto personalizado do Mudo Minha Casa; você escolhe ou cria a imagem, desenho ou arte, que transformamos em adesivos decorativos.

Anúncios