Escritórios criativos

Por Natália Lazarini

O escritório é um ambiente de trabalho que necessita de uma decoração sob medida, sendo capaz de satisfazer os funcionários e melhorar a produtividade. Para romper com o padrão sóbrio, neutro e discreto, algumas empresas estão inovando os conceitos para montar escritórios criativos e agradáveis.

A nova proposta de decoração tem sido trabalhada por grandes empresas, como é o caso do Google, Facebook e Red Bull. No entanto, o conceito de criatividade aplicado na aparência do ambiente profissional ainda não se consagrou no Brasil. Enquanto o design não abandona a monotonia, as empresas investem em um arranjo físico básico, simples e funcional.

Pelo mundo a fora, já existe escritórios com sala de bate-papo, academia, salão de jogos, lanchonete personalizada e áreas de relaxamento. Ir para o trabalho se transforma então numa tarefa mais divertida e o profissional encontra motivação para desenvolver as atividades.

 

O novo conceito em decoração de escritórios passa a valorizar a liberdade e descontração. A irreverência de alguns espaços serve de estímulo para a criatividade, fazendo com que os resultados do trabalho sejam ainda melhores. Os funcionários na verdade não contam com mordomias, eles apenas recebem estímulos do ambiente como um meio de melhorar a produtividade.

 

Para deixar o ambiente mais colorido e divertido, as empresas estão usando e abusando dos adesivos decorativos nas paredes, teto e até mesmo nos moveis e geladeiras.

 

 

Quando o espaço profissional adota irreverência, muitas cores e elementos temáticos, ele acaba atribuindo novas características a sua identidade. Desta forma, é necessário ter muito cuidado para aplicar a criatividade no ambiente de trabalho. Um exemplo desta perspectiva é o fato de uma agência de publicidade não apresentar a mesma decoração que um escritório de advocacia. O visual ousado vai contra os valores de determinadas empresas.

Anúncios