Aprenda a usar o AZUL na decoração

Por Ana Paula Marques

Cor do céu e do mar, remete à reflexão e meditação. O azul pode produzir efeitos dos mais diversos, por ser versátil e ter uma imensa variedade de tons. Aprenda com o Mudo Minha Casa a decorar sua casa utilizando essa cor.

Combinações entre cores frias costumam não falhar. Com o azul e diferentes tons de verde e violeta não é diferente. Composições com estas cores chamam a atenção pela harmonia que trazem ao ambiente, e podem garantir que seu cômodo fique diferente de todos os outros que já viu.

Mas nem só de combinações pode se tratar uma decoração bem sucedida. O contraste entre cores quentes e frias também pode causar efeitos agradáveis do ponto de vista estético e garantir personalidade ao ambiente. As mais adequadas para dialogar com o azul são as cores de tons mais alaranjados. Isso porque o laranja remete à terra, que contrasta com a suavidade do azul, que lembra água.

Ao ver fotos aéreas de praias, é quase impossível não se contagiar pela beleza dos diferentes tons de azul. O mesmo efeito pode ser reproduzido nos ambientes. A combinação tom sobre tom causa um resultado clássico e elegante, além de ser fácil de alcançar.

Apesar de ser uma cor tradicionalmente fria e que induz à reflexão, o azul é uma cor versátil e que permite o uso de tons fortes para marcar presença no ambiente. É preciso, no entanto, saber utilizar os azuis vibrantes, para não carregar demais o ambiente. O ideal é utilizar combinações tom sobre tom, permitindo um efeito de sofisticação.

Anúncios