O LARANJA na decoração

Por Ana Paula Marques

Laranja é a mistura do vermelho com o amarelo e carrega algumas qualidades destas cores. Cor quente que remete principalmente à energia e criatividade, o laranja é uma ótima cor para ser usada em ambientes que exigem produtividade e ânimo.  Por ser também uma cor da terra, pode significar fertilidade e vida.

Quando usamos as cores para decorar uma casa, estamos enviando mensagens subconscientes. O laranja quer dizer que o ambiente é frenquentado por pessoas comunicativas, calorosas, criativas, alegres e positivas.

Para quem quer usar esta cor sem medo de errar, a dica é tentar montar um ambiente com cores harmônicas. Amarelos e vermelhos podem ser usados com o laranja para alcançar o equilíbrio. O resultado é um clima agradável e que foge do tradicional.

Combinar vários tons alaranjados também pode ser uma ótima opção para conseguir um ambiente clássico e elegante. A “família dos laranjas” é bastante grande e é possível brincar bastante na hora de combinar. Experimente laranjas mais suaves misturados a tons mais fortes.

Para quem quer mais ousadia ao usar esta cor que já é bastante expressiva, a dica é usar o azul como cor complementar. Esta, inclusive, promete ser uma dobradinha quente para o verão 2012, já que as duas cores produzem um contraste perfeito.

Por fim, o laranja pode ser uma ótima opção para despertar o apetite das pessoas. Tente usar esta cor em cozinhas e locais onde são feitas as refeições são servidas pode ser uma excelente ideia. Se optar por um laranja mais vibrante, utilize também tons neutros para conseguir um ambiente intenso e sofisticado.

Anúncios