VERDE: A cor da natureza na decoração

Por Ana Paula Marques

Ela já foi chamada de cor da esperança, mas em tempos de consciência ecológica, o verde virou sinônimo de natureza. E, assim como no meio-ambiente, é difícil encontrar cores que não formem uma composição harmônica com os diferentes tons de verde. Apesar de serem democráticos, no entanto, o verde tem melhores amigos: o azul e o amarelo. Ao utilizar essas cores, você tem um meio prático e bonito de valorizar os espaços, além de poder exercitar a imaginação.

Se a sua intenção, porém, é contrastar, então você precisa investir na composição nas cores verde e vermelho. A combinação dá personalidade ao ambiente e permite realçar o melhor nos dois tons.

O ambiente em diferentes tons de verde permite o investimento em elementos decorativos de cores diferentes. O contraste apresentado na decoração tom sobre tom realça os detalhes arquitetônicos do espaço, como nichos e colunas.

No mundo das cores, existe desde o verde-bebê até o verde-limão. Logo, é possível encontrar uma vasta gama de tons vibrantes dentro de um mesmo matiz. A combinação entre cores fortes e neutras permite um resultado interessante e encantador.